Muitas vezes, as crianças pequenas deixam de manipular determinados materiais porque isto implica em preparativos trabalhosos, estresse, sujeira... Confesso que também não proporciono aos meus alunos estes momentos importantes com a devida freqüência. Após os estudos das temáticas propostas na interdisciplina de Artes Visuais, relembrei que o contato com substâncias pastosas, molhadas, frias, mornas, grudentas... auxilia as crianças na aquisição tranqüila do controle esfincteriano, além de proporcionar momentos de socialização e criatividade. Após a visita à 6ª Bienal do Mercosul, passei a conversar mais com os alunos sobre a beleza de suas produções, dos outros trabalhos expostos na escola e das imagens à nossa volta. Acredito que, assim, eles aprendem, desde cedo, a valorizar e respeitar a intencionalidade do fazer artístico do outro, além de enxergar a beleza e a poesia dos estímulos visuais existentes no nosso dia-a-dia.
domingo, 9 de dezembro de 2007
Oba...meleca!!!
Ao ar livre, os alunos pintaram livremente em cartolinas branca, verde e vermelha, usando as mãos e tinta guache. Estas pinturas serão utilizadas para recortar alguns símbolos de Natal que enfeitarão uma caixa vazia de bombons, embalagem de presente que será confeccionada nos próximos dias. É evidente a satisfação e o prazer da maioria dos alunos ao manusear a tinta, colorindo o papel, a calçada, o corpo, a professora... Conseguem imaginar as cenas?
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