quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"WE ARE THE CHAMPIONS - MY FRIENDS..."





No último semestre antes do estágio curricular de 180 horas, muitas expectativas... A maior de todas, para mim, é a proximidade da tão sonhada formatura: não apenas como o encerramento de uma longa e difícil jornada, mas como o início de uma nova etapa com outros objetivos a serem perseguidos.


Nos estudos sobre o pai da Didática, propostos em DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, surpreendi-me com a aproximação de algumas ideias desse pensador com certas especificidades da minha prática. Da postagem As preocupações de Comenius..., resgato um trecho onde afirmo que...


"Percebi, através das leituras realizadas, que Comênio preocupava-se com o sucesso escolar dos alunos e, na escola de Educação Infantil em que atuo, a maioria dos professores também investe muito esforço na efetiva construção da aprendizagem, sob vários aspectos. Consideramos as necessidades e as capacidades dos alunos e alternamos atividades dirigidas e livres. O bom relacionamento entre todos é incentivado sempre. Muitas vezes, eu também gostaria de descobrir um método com o qual eu “ensinasse” - ou falasse - menos e meus alunos “aprendessem” – ou ouvissem – mais... “Menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil” também seriam bem-vindos, assim como “mais recolhimento, mais atrativos e mais sólidos progressos”! Assim como idealizava Comênio, em minhas propostas de trabalho, incluo a observação e a experimentação, privilegiando a exploração dos cinco sentidos e o estudo, com atividades lúdicas, sobre alguns temas da natureza. Entretanto, percebo uma mistura do novo e do velho na minha prática, pois sou um pouco de tudo o que vivi até agora, no âmbito familiar, escolar e social e, por mais que tente me livrar de certas características indesejáveis, elas afloram... estão por demais enraizadas no meu ser."


Os estudos sobre Currículo Integrado, propostos na Unidade 2 da interdisciplina tinham como objetivos: identificar as influências dos modos de produção nos sistemas educacionais; compreender as origens das propostas do currículo integrado e exercitar o planejamento de uma atividade interdisciplinar.


Apesar de ser um tema amplamente discutido há tempos na área da educação, foi extremamente positivo voltar a estudá-lo, dessa vez com a colaboração de uma colega. Currículo Integrado - reflexão em duplas, postagem referente à atividade, incitou uma discussão sobre os obstáculos da excessiva fragmentação do conhecimento disciplinar e possíveis alternativas a isso. Duas leituras apoiaram a produção textual. A partir do fragmento de Japiassu (1994), sobre divisão das disciplinas escolares, naturalmente aceita como ‘correta’ e ‘imutável’, produzimos, em duplas, uma reflexão sobre a relação entre a “fragmentação dos processos de produção (Taylorismo & Fordismo) e a cultura escolar” e também sobre a relação entre as novas necessidades das economias de produção flexível com o sistema escolar. Um tema por demais complexo para ser sintetizado em 25 a 30 linhas, na minha opinião.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, área defendida com paixão pela Profª Dóris iniciou com o estudo da legislação vigente (vide EJA - Parecer CEB 11/2000). Na unidade História da Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas - o grupo 7 envolveu-se na produção de reflexões que possibilitaram uma aproximação mais responsável da realidade dessa área da educação escolar. Através do Parecer CEB no 11/2000, elaborado por Carlos Roberto Jamil Cury (membro do Conselho Nacional de Educação), inteiramo-nos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, bem como debatemos sobre algumas questões importantes na aula presencial do dia 02/09. Diante da possibilidade de melhor conhecer diferentes aspectos da EJA no que se refere aos seus fundamentos e funções, à sua legislação específica e à sua história, eu e minhas colegas, Emília e Maria Margarete, compartilhamos nossas interpretações por meio do fórum no Rooda.

Foi com com certa ansiedade que esperei pelo primeiro encontro da interdisciplina LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS - EAD. Mas na postagem AULA PRESENCIAL NOTA DEZ!!!!!, através de algumas histórias, dinâmicas e brincadeiras, a professora Janaína nos desafiou a olhar - e ver - com muito mais atenção... com seus gestos, suas expressões faciais e, principalmente, seu olhar, ela foi tão ou mais eloquente do que um orador talentoso que usa a sua voz para transmitir uma mensagem. Mensagem de respeito, de orgulho, de igualdade na diversidade! De certa forma, foi um alívio saber que não precisaremos nos tornar "experts" na comunicação através de Libras, mas, sim, conhecer o sujeito surdo, a legislação, a organização das escolas especiais - defendidas pela professora como um importante espaço de interação e aprendizagem.Afinal, a sociedade deveria oferecer - a todo ser humano, ouvinte ou não - o máximo de oportunidades para que este pudesse usufruir plenamente de sua cidadania. E, dentre essas oportunidades, está uma educação escolar de qualidade, afinal, O SOL NASCE PRA TODOS...


A meu ver, a principal aprendizagem construída a partir da interdisciplina LINGUAGEM E EDUCAÇÃO está parcialmente descrita em TROCANDO IDEIAS E SUGESTÕES DE ATIVIDADES... Compartilhar o planejamento de algumas horas de atividades com as colegas do Pead que também atuam na Educação Infantil foi um momento valiosíssimo da aula presencial do dia 11 de novembro. A professora Iole pontuou alguns aspectos relativos à organização formal - escrita - do planejamento organizado e apresentado, sendo que a maior parte das dúvidas foram com relação à "sistematização" solicitada nas orientações referentes ao desenvolvimento da atividade. Para mim, ficou mais claro que essa atividade de sistematização é algo que está relacionado ao conteúdo escolar, como uma forma de compreendê-lo melhor através de exercícios, desafios, charadas... No meu planejamento, a atividade de sistematização consistia na leitura do texto coletivo, cujo objetivo era oportunizar um confronto (inicial) com a leitura de palavras e frases, acompanhadas de garatujas e desenhos. Dessa forma, a criança amplia a sua compreensão sobre uma das funções sociais da leitura - e escrita: a transmissão de informações com um determinado objetivo.


Como sempre, SEMINÁRIO INTEGRADOR VII interligou as demais interdisciplinas, sendo que Teses sobre Projetos de Aprendizagem - argumentações nem tão fáceis assim! indicam um amadurecimento das ideias sobre a temática, pois, após desenvolvermos dois Projetos de Aprendizagem em momentos distintos do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS, os elementos constitutivos dessa metodologia de aprendizagem - se é que podemos chamá-la assim - vão se tornando cada vez mais claros, ao menos para mim. Isto foi possível graças à tarefa de refletir e argumentar sobre cada etapa e recurso do PA, levando em consideração algumas teses apresentadas e o confronto das mesmas com as ideias das colegas.


Já no início do texto "APRENDIZES DO FUTURO: AS INOVAÇÕES COMEÇARAM!PROJETO? O QUE É? COMO SE FAZ?", as autoras LÉA DA CRUZ FAGUNDES, LUCIANE SAYURI SATO e DÉBORA LAURINO MAÇADA, trazem a definição do termo PROJETO: ... São associadas a esse termo diferentes acepções: intenção (propósito, objetivo, o problema a resolver); esquema (design); metodologia (planos, procedimentos, estratégias,desenvolvimento). Assim podem ser concebidas a atividade intelectual de elaboração do projeto e as atividades múltiplas de sua realização. (Boutinet, 1990).


No workshop de encerramento de semestre, dividi com os presentes um pensamento que considero muitíssimo pertinente, em face da inversão de valores que observamos ao nosso redor e que é, em grande parte, causadora de muitas das atrocidades cometidas pelo homem contra a própria humanidade...


"Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."
Carl Rogers, psicólogo norte-americano (1902-1987)









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