quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2009/1 - No 6º semestre

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II propôs o resgate de conceitos formulados no início do curso:


O que é, para você, o conhecimento?
Para você, como ocorre a aprendizagem?
Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?


Neste 6º eixo do curso, à luz do texto Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos, de Fernando Becker, refleti sobre as respostas anteriores e esquematizei algumas informações sobre as formas de representar a relação ensino/aprendizagem escolar citadas pelo autor. Assim, constatei que minhas concepções iniciais sobre conhecimento e aprendizagem estão relacionadas, basicamente, às idéias contempladas pela Pedagogia relacional, na qual o processo de ensino-aprendizagem compreende ações e reflexões significativas dos sujeitos – aluno e professor - sobre os objetos, mesclando o mundo prático do educando com o mundo conceitual do educador, numa (re) construção coletiva que permite a formação de cidadãos mais felizes, por serem estes mais conscientes, produtivos e responsáveis.
A fim de identificar e justificar o estádio de desenvolvimento de uma criança, a partir do significado de suas respostas na aplicação de uma das provas sugeridas pelo Método Clínico Piagetiano, formei dupla com a colega Emília e, juntas, refletimos sobre algumas características da fase de desenvolvimento em questão. Para registrar a aplicação da prova, utilizamos um roteiro e, para justificar o estádio de desenvolvimento da criança, o material anteriormente trabalhado na aula 5 (estádios do desenvolvimento) e no estudo do método clínico piagetiano.
TRECHO DO TRABALHO RESULTANTE DA PESQUISA:
"Após essa análise, o grupo continua acreditando que a criança se encontra no estádio de desenvolvimento apontado na atividade anterior - num segundo estágio de desenvolvimento cognitivo, no qual temos a representação pré-operacional - o início da linguagem, da função simbólica e, assim, do pensamento ou representação. Não há ainda conservação, que é o critério psicológico da presença de operações reversíveis. Por exemplo, se transformarmos uma bolinha de massa de modelar em uma salsicha, a criança em fase pré-operacional pensará que há mais em uma forma do que na outra. Na ausência da reversibilidade, não há conservação da quantidade."
Outra reflexão sobre a prática em ...
Uma abordagem significativa feita pela Profª Tânia foi na construção de um mapa conceitual em grupo. Esquematizamos os principais conceitos da EPISTEMOLOGIA GENÉTICA estudados na interdisciplina, conforme descrevo em UM MAPA CONCEITUAL PRESENCIAL.
Um works criado exclusivamente para a interdisciplina de EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS contém as principais reflexões, pesquisas e estudos sobre o assunto, amplamente discutido na atualidade. Ao ampliar meus conhecimentos sobre a realidade local, constatei que haveria um número muito maior de casos de inclusão nas escolas da rede municipal no ano seguinte e várias providências estavam sendo tomadas para que esses alunos fossem efetivamente incluídos:
- a flexibilização do currículo, com adaptações e novas práticas facilitadores da aprendizagem;
- a revisão de posturas e conceitos;
- a adaptação dos espaços físicos;
- a qualificação dos profissionais da educação, em geral, entre outras ações.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO tinha como objetivos principais desenvolver o conteúdo da reflexão ética aplicada à educação e desenvolver a capacidade de argumentar e analisar conceitos.
Inicialmente, a compreensão do conceito e da estrutura de um argumento, causaram uma certa apreensão, mas, aos poucos, a atividade inicial e o fórum de discussão sobre o assunto clarearam minhas ideias.
RELEITURAS DE KANT E ADORNO traz as perguntas elaboradas pela colega Cristiane, que exigiram uma releitura atenta de ambos os textos (Sobre a Pedagogia, Kant e Educação após Auschwitz, Adorno), desta vez com minha atenção voltada a dois aspectos mais específicos da educação – a autonomia e a primeira infância. A partir desse novo olhar, pude estabelecer novas relações entre as ideias dos filósofos, que nas leituras anteriores não estavam tão evidentes.
Com relação à primeira infância, Adorno acredita que “quanto mais bem forem tratadas as crianças, quanto menos forem negadas na infância, mais chances elas terão.”
Kant destaca, dentre os cuidados da infância, a conservação, o trato, a disciplina e a instrução com a formação.
O Clube do Imperador provocou reflexões sobre princípios e conflitos morais: um professor, dividido entre seguir valores que cultua - como decência, honestidade, honra e empenho pessoal (princípios que basearam a civilização ocidental) - ou dar uma chance a um aluno promissor, cujo pai é ausente, mas mesmo assim um péssimo exemplo para o filho. Exemplo esse que, vê-se no final, acaba prevalecendo.
Muitas atividades da inovadora interdisciplina QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA caracterizaram-se como um marco importante na minha vida acadêmica, pois as vivências oportunizadas – leituras, reflexões, fóruns, planejamento e aplicação de práticas – lançaram-me de volta a realidades que, por vezes, parecem muito distantes do ambiente de trabalho privilegiado no qual atuo. Apesar da triste realidade de discriminação que prevalece na sociedade, em geral, percebo uma postura diferente nas pessoas ao meu redor: auto-imagem positiva; relação de amor com a escola e com os colegas; aceitação do outro e de suas particularidades.
Na atuação docente, reflexos do curso: padrões de beleza; valorização do diferente e igualdade de direitos. Estes foram alguns dos conceitos abordados na prática aplicada numa turma de Educação Infantil de 3 anos! Um estilo musical pouco valorizado na cultura predominantemente germânica de Ivoti foi a trilha sonora que animou nossas atividades: o samba! Mais detalhes em:
Finalmente, SEMINÁRIO INTEGRADOR VI lançou novos olhares sobre o PA (Projeto Pedagógico em Ação), quando novas questões, escolhidas pelos grupos formados, começaram a ser exploradas...
Em MUDANDO DE ASSUNTO... BIOLOGIA! externei minhas expectativas iniciais com relação ao nosso projeto Hibridização animal que, afinal, oportunizou significativas construções sobre os elementos de um Projeto de Aprendizagem e a sua importância para a aprendizagem.

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