terça-feira, 30 de junho de 2009

RELEITURAS DE KANT E ADORNO




As perguntas elaboradas pela colega Cristiane exigiram uma releitura atenta de ambos os textos (Sobre a Pedagogia, Kant e Educação após Auschwitz, Adorno), desta vez com minha atenção voltada a dois aspectos mais específicos da educação – a autonomia e a primeira infância. A partir desse novo olhar, pude estabelecer novas relações entre as ideias dos filósofos, que nas leituras anteriores não estavam tão evidentes.

SEGUEM AS "PROVOCAÇÕES" DA QUERIDA COLEGA E AS MINHAS RESPOSTAS:

“Tanto Kant quanto Adorno referem a autonomia como questão fundamental para a educação. Explique como os autores se reportaram a este tema.”

Adorno (1903-1969) se refere à importância da autonomia na educação citando Kant: “a única verdadeira força contra o princípio de Auschwitz seria a autonomia, se é que posso utilizar a expressão de Kant; a força para a reflexão, para a autodeterminação, para a não-participação.” Ou seja, o filósofo alemão acredita que devemos trabalhar contra a inconsciência - e contra a violência - através da auto-reflexão crítica oportunizada na educação.

Para Kant (1724 – 1804), nos primeiros anos de educação escolar, o educando deve mostrar sujeição e obediência passivamente, mecanicamente e, mais tarde, lhe é permitido usar a sua reflexão e a sua liberdade (autonomia) desde que submetidas a certas regras, visto que já é capaz de compreender a função destas.

“Segundo Kant, ”Por educação entende-se o cuidado de sua infância”. Segundo os autores como deve ser a primeira infância?”

Com relação à primeira infância, Adorno acredita que “quanto mais bem forem tratadas as crianças, quanto menos forem negadas na infância, mais chances elas terão.” Proteção e carinho dos pais seriam imprescindíveis para uma primeira infância saudável. Adorno revela ainda um dado da psicologia profunda: “os caracteres em geral, mesmo os que no decorrer da existência chegam a perpetrar os crimes, já se formam na primeira infância...” Assim, opina que uma educação que queira evitar a reincidência – de eventos hediondos como o holocausto – deveria concentrar-se na primeira infância, com atenção especial à educação infantil.

Kant destaca, dentre os cuidados da infância, a conservação, o trato, a disciplina e a instrução com a formação. O ser humano precisa, ainda, dar liberdade à criança desde a primeira infância e em todos os seus movimentos, sem que ela, no entanto, impeça a liberdade dos outros. Deve mostrar à criança que ela pode conseguir seus propósitos, desde que permita aos demais conseguir os próprios. O adulto precisa também provar que o constrangimento imposto serve para ensiná-la a usar bem a sua liberdade, que a educa para que possa ser livre um dia.

Obrigada, Cris, pela oportunidade de aprofundar minhas reflexões sobre este assunto!





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