terça-feira, 30 de junho de 2009

Como trabalhar Questões Étnico-Raciais na Escola?




Padrões de beleza; valorização do diferente e igualdade de direitos. Estes foram alguns dos conceitos abordados na prática aplicada numa turma de Educação Infantil de 3 anos! Um estilo musical pouco valorizado na cultura predominantemente germânica de Ivoti foi a trilha sonora que animou nossas atividades: o samba!

Dentre os diferentes momentos realizados, destaco o 5º e o 6º:

Ouvir a faixa musical de um samba em que crianças anunciam os instrumentos musicais - cuíca, agogô, surdo, reco-reco, pandeiro e tamborim – e dançar livremente, revezando o manuseio de alguns desses instrumentos - agogô, reco-reco e pandeiro – disponíveis na escola.

Observar, identificar e nomear, nas imagens e vídeos apresentados... os instrumentos citados na música, bem como a maneira como são tocados e o som que produzem. Comparar com nossa experiência na sala de aula e repetir o 5º momento, agora com um novo olhar, sob uma nova perspectiva...


A reflexão sobre a aplicação deste planejamento foi uma experiência muito prazerosa...

A faixa musical do samba no qual vozes de crianças anunciam os instrumentos musicais - cuíca, agogô, surdo, reco-reco, pandeiro e tamborim – foi recebida com curiosidade e um certo espanto, afinal, este não é bem o gênero musical mais difundido em nossa cidade...
Todos ouviram com atenção o nome dos instrumentos e logo memorizaram quais a escola possui e quais não possui. Dançamos com entusiasmo, revezando o manuseio dos instrumentos disponíveis - agogô, reco-reco e pandeiro.
... quando anunciei que a turma teria a oportunidade, no dia seguinte, de ver e ouvir os demais instrumentos no computador da sala dos professores, a vibração foi muito grande!
Então, acomodados em almofadas no chão, em frente ao computador, fui acessando os vídeos previamente selecionados do YouTube, destacando a maneira como os instrumentos eram manuseados. A atenção dos alunos até me surpreendeu, assim como o longo tempo que permaneceram concentrados.
De volta à sala de aula, ouvimos novamente a música e todos tiveram a oportunidade de tocar novamente o instrumento de sua preferência, dessa vez com um pouco mais de habilidade e entusiasmo!

Assistimos aos seguintes vídeos:

CUÍCA - AGOGÔ - SURDO - RECO-RECO - PANDEIRO - TAMBORIM

O desenvolvimento desta série de atividades proporcionou momentos de alegria e aprendizado tão genuinamente espontâneos que seu registro certamente servirá de base para futuras reedições, pelas quais já anseio.
Encerro minhas reflexões sobre esta prática com um dizer que sintetiza a sua importância de forma muito clara:
“Múltiplas histórias, experiências e culturas devem ter espaço para ali dizer suas verdades, que se cruzam, e cruzam as fronteiras...” (Corazza, 1998)

OBSERVAÇÃO: para acessar a proposta de trabalho e as reflexões na íntegra, clique aqui.


REFERÊNCIAS:

http://www.acordacultura.org.br/main.asp?View=%7B78A1444E-58D7-490A-837D-C9C1CE0368AF%7D. Acesso em: 26. jun. 2009.

http://www.pensador.info/autor/Nelson_Mandela/ Acesso em: 30 mai. 2009.

LEITE, Luciane Andréia Ribeiro. Era uma vez uma menina muito bonita. Uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em uma turma de alfabetização. Texto digitado. PEAD, 2009. UFRGS, Porto Alegre, RS.

YouTube - Broadcast Yourself. Acesso em: 26. jun. 2009.




Nenhum comentário: