Na interdisciplina de Matemática, vimos que é possível trabalhar classificação com geometria, através de exercícios bastante instigantes. Assim, fomos desafiadas a usar a criatividade e propor uma atividade bem interessante que abordasse esse assunto. Espero ter uma turma de alunos maiores no ano que vem para utilizar novamente muitas dessas atividades planejadas e pensadas de maneira um tanto "superficial" com meus alunos tão pequenos. Digo isto porque acredito que o objetivo maior agora é brincar. Mesmo assim, penso que vale a pena investir em atividades bem pensadas e dirigidas já na Educação Infantil com o intuito de possibilitar melhor desempenho escolar nos primeiros anos do Ensino Fundamental, quando as exigências com as aprendizagens dos conteúdos é bem maior.
Turma:
Maternal II A (2 anos e 5 meses a 3 anos)
Atividade:
Interação com sólidos geométricos.
Objetivos:
- manipular e pintar os objetos oferecidos;
- descobrir e apontar algumas semelhanças e diferenças entre os sólidos geométricos utilizados;
- separar os objetos pintados em grupos, conforme as características reconhecidas;
- auxiliar na montagem de móbiles para enfeitar a sala de aula.
Desenvolvimento:
A professora oferecerá diversos objetos para serem pintados pelos alunos com tinta apropriada, pincel ou a própria mão, em quantidade suficiente para que cada um possa escolher e pintar dois, três ou quatro, se assim o desejar.
Os objetos que serão utilizados são:
- caixas de papelão, de tamanhos e formatos diversos, viradas pelo avesso e coladas novamente;
- latas vazias sem os rótulos;
- rolinhos de papelão (de papel higiênico, papel-toalha...), coladas nas extremidades para que fiquem fechadas;
- bolinhas de isopor de diferentes tamanhos;
- alguns sólidos montados com papel-cartão, como pirâmides, prisma pentagonal ou hexagonal.
Depois dessa manipulação inicial, esperar que a tinta seque e propor a observação dos objetos, levando os alunos a perceberem a existência ou ausência de pontas, os cantos, a forma cilíndrica... tudo isto com termos adequados ao seu vocabulário, é claro. Durante essa discussão, separar os objetos em grupos, de acordo com as características observadas e verbalizadas e montar, com o auxílio das crianças que ainda estiverem interessadas, um móbile com cada grupo de sólidos.
Observação:
Como as crianças dessa idade, em geral, ainda não conseguem permanecer concentradas por muito tempo nas atividades dirigidas, pode ser mais produtivo desenvolver apenas um dos momentos da atividade a cada dia e oferecer outras alternativas de entretenimento para aqueles que não demonstram interesse pela proposta apresentada.
3 comentários:
Oi Cris!
Ensinar para quem é alfabetizado já é dificil, ensinar para os pequenos então: Nossa! É mais que um desafio... É para quem realmente tem dom. O dom de educar. Parabéns pela atividade.
Pena que pelo que percebi não tenhas ainda aplicado ela, seria isso? Se for isso, ficamos sem a devida aplicaçãoe sesu resultados, bem como a reflexão sobre a realização desta atividade e suas evidencias.
Uma abração,
Fabi
Oi, Fabi!
Estás certa, não apliquei esta atividade com minha turma atual, pois em junho houve o "rodízio" e agora meus alunos são menores ainda...
Mal posso esperar para aplicar esta atividade planejada com tanto carinho em um momento oportuno, com alunos maiores e dentro e um contexto adequado - não como uma atividade solta.
Além disso, minha colega da tarde é estagiária e aí tenho apenas as manhãs para aplicar atividades dirigidas, que também não podem estar muito distantes dos projetos por ela planejados.
Um abraço
Cris
Postar um comentário