sábado, 31 de maio de 2008

Pesquisando, reaproveitando e... inovando!

Sabemos que a maioria das crianças se interessa muito pelos fenômenos da natureza, pelos animais, enfim, pelas atividades que podem ser propostas na disciplina de Ciências. Depois de assistir as apresentações “O Sol da Meia-noite” e “Luz e Sombra”, na biblioteca da interdisciplina no ROODA e de ler os textos "O Sol que Cura e o Sol que Mata", de Alexandre Feldman, "Os Domingos Precisam de Feriados", de Nilton Bonder, e "A Difusão do Pensamento de Edgar Morin na Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil", de Adriana Piva, deveríamos elaborar um planejamento para desenvolver estudo sobre “ciclos da natureza” com nossos alunos.
Algumas questões a serem abordadas:
a) fatores ambientais necessários para manutenção do equilíbrio deste ciclo;
b) importância deste ciclo para a preservação das espécies animais e vegetais;
c) importância deste ciclo para a humanidade;
d) interferência do ser humano no desequilíbrio deste ciclo;
e) conseqüências para a sobrevivência da humanidade causadas pelo desequilíbrio deste ciclo.

E agora? Meus alunos são tão pequenos...

Mesmo assim, acredito que consegui realizar uma atividade importante e pertinente no Maternal II A, contando a história de uma cadeia alimentar com recursos visuais e discutindo alguns aspectos muito simples com as crianças, mas que despertaram profundo interesse e atenção de todos, algo difícil para essa faixa etária.

Esta atividade está detalhada no webfólio da disciplina de Ciências, no Rooda, nomeada como
mod 2 at 2 ciclos cristina luiza metz hanauer.doc

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cris!

Achei fantástica a tua atividade. Parabéns.
Só senti falta de uma pequena reflexão(zinha) a respeito desta realização bem como as evidências desta linda contação de histórias...
Um abração,
Fabi

Cristina disse...

É verdade, Fabi, deixei de anexar fotos porque não pedi autorização dos pais este ano, mas vou procurar algumas em que as crianças não apareçam. Quanto à reflexão, acredito que o interesse das crianças pelo assunto e a retomada com eles contando e manipulando os fantoches de figuras e outros apetrechos já valeu a pena. Infelizmente, não é possível aprofundar uma discussão sobre o tema com a turma por se tratar de alunos realmente muito pequenos para isso - 2 anos e 3 meses a 2anos e 6 meses!