sábado, 31 de maio de 2008

Tecendo redes de aprendizagem...

O fórum Tecendo redes de aprendizagens no Planejamento de Estudos Sociais, propôs a criação de um espaço de tecitura de saberes/fazeres docentes, que auxiliasse na discussão e na elaboração de um planejamento em Estudos Sociais, trocando experiências, compartilhando e concretizando situações educativas que integrem a escola, a comunidade e a cidade em que vivemos e educamos... A discussão inicial:

Quais redes de aprendizagem em Estudos Sociais vocês, educadores, visualizam no cotidiano de sala de aula?

Sempre fico muito "mexida" com os questionamentos da professora Simone, que acabam revelando nossas fraquezas como cidadãos e também como educadores. Quando ela cita uma leitura da Pedagogia presencial (Casa Grande & Senzala, do Gilberto Freyre) para compreendermos grandes choques culturais, especialmente com as culturas indígena e africana, fico apreensiva com as lacunas da minha formação inicial e com a escassez de tempo para investir no aperfeiçoamento dessa formação.
Pensando nisso, estou decidida a me licenciar em um dos concursos de 27 horas semanais, a partir de março ou abril de 2009; reorganizando com sacrifício o já complicado orçamento familiar para poder investir em qualidade de vida com maior realização pessoal e profissional!

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cris!
Sem sombras de dúvidas, investir em nosso crescimento profissional, cultural e pessoal é algo fantástico. Infelizmente ele demanda uma serie de fatores como: tempo, dinheiro, motivação entre outros. E se você puder e tiver condições de investir, eu recomendo que o faças. Certamente não irá se arrepender.
Quanto ao teu relato, percebo em tua postagem, uma reflexão evidenciando as aulas de Estudos sociais a partir de um fórum para discussão. Mas pergunto: Conseguistes agregar algo concreto através deste questionamento que te possibilitasse aplicar/modificar tua pratica com teus alunos em sala de aula?
Um abração,
Fabi