terça-feira, 13 de maio de 2008

Brincando de mercadinho... aprendendo um pouco sobre o sistema monetário!

Organizei os meus alunos de Maternal II A (2 anos e 4 meses a 2 anos e 10 meses) na rodinha sobre o colchonete e iniciei um diálogo muito simples sobre compras:

- Quem já foi no mercado?
- Com quem foi?
- O que tem lá?
- O que compraram?
- O que a mãe (ou pai) usou para pagar as compras... o que deu para a “tia” do mercado?

Depois de esgotada essa discussão inicial, apresentei as notas de dinheiro de brinquedo e expliquei que esse dinheirinho é de brincadeira, “de continha”, mas parecido com aquele que as pessoas usam para pagar as compras nas lojas, supermercados, farmácia, etc.
Propus, então, que brincássemos de mercado e organizamos na sala algumas mesas e cadeiras com potes, caixinhas, frascos e embalagens vazias de produtos presentes no nosso dia-a-dia. Também utilizamos cestinhas, bolsas, carteiras, chapéus, sapatos e roupas diferentes... para incutir maior realismo e, ao mesmo tempo, fantasia à nossa brincadeira.
É claro que surgiram pequenas disputas pelos papéis e produtos considerados mais interessantes – o caixa, o empacotador, o cereal, o condicionador “grande”, mas esses conflitos são naturais e contribuem para a assimilação de valores, posturas e certamente fortalecem os laços afetivos entre o grupo.
Minha interferência também se fazia necessária quando alguém monopolizava o capital disponível. Ouvindo os argumentos usuais, o “ganancioso” acabava dividindo o dinheirinho com os amigos.
Enquanto brincavam livremente de comprar, vender e transportar suas compras, pude observar a reprodução de gestos, falas e costumes dos adultos, o que ocorre também em outras simulações de situações do cotidiano. Procuro utilizar essas observações para nortear o meu planejamento, propondo novas intervenções e avaliando tanto o desenvolvimento dos alunos como a minha própria prática educativa.
Numa futura reedição da atividade, pretendo usar outros produtos de compra e venda – roupas, materiais escolares, brinquedos – e confeccionar moedas com material seguro para a faixa etária.

4 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cristina!
Primeiramente gostaria de te parabenizar por trabalhar com pequenos (e neste caso, bem pequenos mesmo) e mesmo assim conseguir aplicar situações de prática e teoria. Imagino que se trabalhar com os grandes já é um desafio, com os pequenos então... Onde as atividades devem ser adaptadas ao nível de conhecimento da turma.
Quanto ao teu relato, percebeu que aqui tu descrevestes a atividade e como ela ocorreu de fato? Trazendo riqueza de detalhes das situações vividas com as crianças?
O que na postagem com o título concepções de natureza, já não ouve. Nela fizestes mais uma reflexão em torno da atividade.
Então aqui nesta postagem senti falta desta reflexão.... O que ficou para ti desta realização?

Um abração,
Fabi

Luciane Machado disse...

Cristina, como é bom brincar de mercadinho!também vi as contribuições de espaço na postagem anterior, bem interessante, ainda mais com a educação infantil, que estão em contato mais direto e percebendo o mundo.Beijos

Cristina disse...

Oi, Fabi!
Respondendo tardiamente ao teu questionamento "O que ficou para ti desta realização?" posso afirmar que, a cada dia, a cada nova idéia e atividade proposta, aprendo algo novo e me surpreendo com meus alunos que, apesar de pequenos, demonstram com precisão o quanto assimilam de bom e de ruim do mundo dos adultos. O consumismo desenfreado e a agressividade são dois exemplos negativos; a solidariedade e a perseverança, exemplos positivos.
Recentemente, recebi alunos novos - menores - e, brincando novamente de "mercadinho", pude perceber outras nuances do jogo que não haviam aparecido antes: mais disposição para dividir, negociar... mais cuidado com os materiais oferecidos, mais proveito do tempo e dos diálogos.

adu disse...

Bem legal essa sua ideia! Parabéns, pois trabalhar com os maiores já é, muitas vezes, complicado, imagina com os pequenos! Aproveitarei sua ideia!

beijão amada!