segunda-feira, 5 de maio de 2008

Brincando com o corpo e construindo noções de espaço na Educação Infantil

As crianças do Maternal II A da Escola Municipal de Educação Infantil Bem Querer, em Ivoti, estão sempre dispostas a participar das atividades propostas pelos professores... talvez por terem ingressado muito cedo na escola, a maioria aos 4, 5 ou 6 meses de vida. Agora, aos 2, 3 anos, qualquer brincadeira nova é motivo de festa para eles!
Hoje desenhei 18 círculos com giz de quadro no parquê da sala - 16 para os alunos e 2 para as profes - e ocupamos, cada um, um dos círculos. Então, fui orientando:
- Vamos girar dentro do círculo;
- Agora abaixar;
- Levantar;
- Todos pulando para fora do círculo;
- Pular para dentro;
- Deitar e "dormir";
- Acordar e trocar de círculo, procurar outro lá longe;
- E, por último, dar um abraço no amigo que está pertinho! (É claro que todos deram e receberam mais abraços do que o previsto pela atividade...)

Através desses comandos simples, nos divertimos muito e, é claro, os pequenos estabeleceram importantes relações espaciais como dentro-fora, perto-longe, além de experimentar as possibilidades de movimento do próprio corpo e construir conhecimentos acerca do espaço físico utilizado e seus limites.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Prezada Cristina,

a sua postagem é relato de experiências docentes muito bem feito. Eu gostaria de saber se as atividades do PEAD contribuiram para esta experiência.
Quanto às reflexões sobre a tecnologia, elas são bastante pertinentes e poderiam ser continuadas na forma de relatos de aprendizagem sobre o assunto.
Leonardo.