terça-feira, 13 de maio de 2008

Concepções de Natureza

Uma das propostas da interdisciplina foi a representação de palavras com desenhos. Optei por realizar essa atividade com um grupo de 6 colegas, pois trabalho 10 horas diárias numa escola de Educação Infantil, com uma turma de Maternal II A, cujos alunos têm entre 2 anos e 4 meses e 2 anos e 10 meses. Assim como na aula presencial, comparamos as representações feitas e constatamos que algumas ficaram idênticas (luz, planeta, coração), outras muito diferentes (força, energia, célula) e as mais difíceis de representar foram as de natureza abstrata (átomo, elétron).
Através de atividades em que os estudantes expressem suas representações sobre os temas científicos que pretendemos introduzir, podemos problematizar suas concepções e integrar novas informações e conceitos, ampliando aquelas visões iniciais e transformando seus conhecimentos prévios.
Considerando as relações possíveis entre os saberes alternativos de alunos e professores e o conhecimento científico, bem como a importância de ambos no Ensino de Ciências, as idéias de certo e errado são, mais uma vez, relativizadas: o erro dos alunos passa a ser fonte de reflexão para o professor. Isso, aliado ao conhecimento e análise de alguns processos históricos de constituição de teorias científicas, pode gerar a manipulação de alguns dos instrumentos do processo de produção de conhecimentos, tais como:
- a construção de problemas de investigação, de relações entre fatos e fenômenos;
- a criação de explicações hipotéticas, de situações experimentais e de justificativas;
- a testagem de hipóteses;
- a busca de informações através de pesquisas bibliográficas;
- um novo posicionamento em relação às informações adicionais;
- a observação de regularidades e discrepâncias;
- a descrição de fenômenos naturais;
- a comparação dos dados observados com os dados da literatura;
- a coordenação de conceitos de diferentes disciplinas – interdisciplinaridade;
- a integração de diferentes informações;
- a escolha de critérios de classificação;
- a tomada de decisões, a emissão e o confronto de opiniões.
Enfim, cabe ao educador consciente encontrar alternativas pedagógicas que tratem a
ciência como processo descontínuo de construção de conhecimentos e de verdades sempre provisórias, desconstruindo universalismos e mostrando aos seus alunos a parcialidade dos conhecimentos produzidos em nossas sociedades.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cristina!
Lendo o teu relato percebi que relatastes mais uma reflexão a qual a atividade te proporcionou. Seria isso?
Em teu relato mencionas a atividade como sendo feita em grupo disponibilizada pela interdisciplina de ciências. Comentas um pouco sobre tua turma, com a qual realizastes, mas não nos relata como de fato ocorreu este desenvolvimento para que chegastes a estas reflexões.
Ao ler, senti que uma parte da história ficou contigo (em teu pensamento) e o restante escrevestes. Para as próximas postagens tente relatar com mais riqueza de detalhes as práticas ocorridas para que tua escrita possa ser mais clara. Certo?
Um abração,
Fabi