Em dois momentos deste semestre, discutimos sobre vários aspectos da vida adulta: psicológico, biológico, intelectual, relacional, familiar, amoroso, profissional e financeiro. Tivemos a oportunidade de refletir sobre sentimentos e atitudes e, o que é mais importante, houve espaço para falar sobre isso!
O objetivo?
Tentar fazer uma relação entre a teoria e o que ocorre em termos de comportamentos do adulto.
Na aula 3 - Discutindo as fases do adulto; tentamos relacionar as fases descritas por Erikson e os comportamentos - nossos próprios e de outros - observados para a construção do quadro da aula 2.
Na aula 5 - Transformações na vida adulta; avançamos na discussão com o questionamento O que eu ganho sendo adulta (o)?
O texto Transformações na convivência segundo Maturana foi indicado como sugestão de leitura.
Em ambos os fóruns, algumas constatações se repetiram nas palavras de vários participantes:
- cada fase da vida apresenta novos desafios, novas aprendizagens, que implicam em novas construções;
- como adultos, precisamos encontrar o equilíbrio entre o desejo e a necessidade, e isso nem sempre é fácil;
- o desenvolvimento biológico nem sempre caminha junto com o desenvolvimento intelectual e afetivo;
- é muito difícil ser adulto;
- é muito bom ser adulto!
Um comentário:
Oi Cris,
Sem dúvidas, ser adulto não é nada fácil, mas é muito bom sim!
Ainda mais quando estamos conscientes das nossas responsabilidades e deveres...
Fico muito feliz que a interdisciplina de psicologia tenha proporcionado todos estes momentos de discussão e reflexão. Olhei teus trabalhos... Parabéns!
Um abração,
Fabi
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