quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CONSCIÊNCIA E PARTICIPAÇÃO



No módulo 4 – Elementos Fundamentais da Gestão Democrática – assistimos a um vídeo de entrevistas sobre o tema: http://videogestoademocratica.pbwiki.com/

Muito esclarecedor e, ao mesmo tempo, desafiador, pois nos lembrou que a gestão democrática é um processo lento e gradual. É preciso ter paciência para ver os resultados dessa caminhada conjunta de toda a comunidade escolar.

O fórum de discussão nos desafiou a refletir e escrever sobre a seguinte questão:

“Quais são os elementos (concepções, instrumentos, processos) fundamentais da gestão democrática escolar?”

Mais uma vez, este recurso possibilitou a troca de opiniões e uma melhor compreensão de determinados conceitos através da interação, mesmo à distância, entre o grupo de colegas, professores e tutores.

Destaco minhas participações na discussão, em que apresento os pontos principais da temática, na minha opinião:

“Uma gestão escolar democrática envolve PAIS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS e ESTUDANTES em discussões e decisões, implementadas através de vários mecanismos de participação:-eleição de direção democrática, comprometida com os interesses da comunidade escolar;-construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola;-criação de órgãos como Conselhos Escolares, Conselho de Classe...;-fortalecimento da participação dos estudantes em grêmios estudantis;-luta pela progressiva autonomia da escola;-instituição de uma nova cultura na escola, incluindo a vivência e construção de novas formas de relacionamento interpessoal.


Um trecho da primeira parte do vídeo me chamou a atenção, em especial: um telespectador de Tocantins (orientador de aprendizagem) relatou que a tentativa de implantação de gestões democráticas em educação esbarra na fragilidade das relações da chamada tríplice aliança (escola, família, sociedade) que tem papel fundamental no sucesso da democracia na gestão escolar. Estas não estariam atuando de forma harmoniosa, mas isoladamente, e impondo a culpa pelo fracasso escolar no processo de ensino-aprendizagem aos demais.Uma das convidadas do programa SALTO PARA O FUTURO, a supervisora de educação da secretaria municipal de Porto Alegre, ressaltou que, para a teoria tornar-se prática, nesse caso, é preciso conciliar opiniões e isso faz parte de um processo demorado, não-linear. Isabel cita ainda que um dos pressupostos da democracia é trabalhar de forma positiva os conflitos, já que não há consensos pré-estabelecidos.

Mais uma vez, posso me orgulhar de trabalhar num ambiente privilegiado, em que as pessoas, pais, professores e alunos, têm voz e vez! Tomara que continue assim...”

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cris!

De fato és sim, uma pessoa privilegiada por trabalhar em um ambiente onde "a gestão democrática" pode ser vista, mesmo que em pequeno porte.
Tenho visto muitas postagens que me deixaram "de cabelos arrepiados" das colgas que trabalham no estado. Verdadeiros desabafos....

Voltando ao tópico, democratizar da muito trabalho... e requer muito empenho por parte de todos os envolvidos... Inclusive para aqueles que são mais esclarecidos... Imagina para uma comunidade com pouco escolarização por parte dos pais? Que acham q a escola é a única responsável pela educação dos filhos?
Partindo deste principio precisaríamos antes de mais nada ter o apoio dos pais e a compreensão do papel que cada um é responsável...

Abraços,
Fabi