domingo, 18 de abril de 2010

O REGISTRO DAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA




Ao estabelecer meus nobres e sinceros objetivos pessoais de aprendizagem durante o estágio, sentimentos estranhos passaram a me afligir, em virtude de serem eles absolutamente desproporcionais ao tempo de que disponho para alcançá-los, pelo menos por enquanto. Uma dessas metas, em especial, exige de mim um grande esforço:

Adquirir o hábito de registrar reflexões diárias ou semanais mais detalhadas, pelo exercício contínuo e sistemático dessa prática, originando um aperfeiçoamento do meu fazer pedagógico em todos seus aspectos.

Como esses registros são uma exigência dessa etapa do curso, reduzi ainda mais as horas do meu repouso noturno e realizei, nessa primeira semana, esse exercício de auto-avaliação – que sempre fiz mentalmente – por escrito. Em decorrência dessa sistematização de ideias mais formal, eis que surge a necessidade de pesquisar sobre diversos e importantes assuntos relacionados com a minha prática na Educação Infantil e, percebo, através desses estudos, o quão distante estou ainda da apropriação de certos conceitos... Ou será a minha compreensão acerca dos mesmos que se aprimora a cada nova investida? O papel do brincar, a construção da noção espacial, o estímulo à socialização do afeto e a relação dos objetos de transferência com a aprendizagem escolar são algumas das questões sobre as quais me questiono frequentemente e para as quais estarei mais motivada a buscar respostas.

Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades para conciliar todas as atribuições dos vários papéis que desempenho, estou convicta de que manterei o hábito de realizar esse tipo de reflexão sobre o planejamento pensado e desenvolvido com meus alunos mesmo depois de concluído o estágio (e o curso!), quando terei até mais tempo para essa mui benéfica e enriquecedora atividade docente.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cris,

Bem como vc mesma colocaste os registros não são fáceis de se fazer, mas são fundamentais para nossa auto-avaliação, é um momento rico de avaliar nossa prática docente e ver o que deu certo e o que pode ser melhor é momento de pensar e colocar no papel ideias, pensamentos e reflexões que de alguma maneira nos deixaram com uma bagagem teorica mais rica que qualificará nossa prática.