domingo, 4 de abril de 2010

(RE)LEITURA DA MINHA REALIDADE ESCOLAR

A primeira atividade proposta neste semestre - a criação de um pbwork individual e com status privado - me desafia, mais uma vez, a publicar inúmeras informações pessoais e profissionais. Logo eu, uma pessoa tão discreta, avessa a esse tipo de comportamento que julgo imprudente. Entretanto, como é um espaço para ser utilizado durante o estágio curricular, organizei com prazer uma breve apresentação, relatando minha formação e experiência profissional. Foi um exercício curioso: relembrei um percurso que, em certos pontos, exigiu a tomada de decisões importantes, e todas essas opções, conscientes ou não, configuram o que sou hoje...

Em seguida, as descrições da escola, da sala de aula e da turma oportunizaram um olhar mais atento sobre uma realidade que eu acreditava conhecer a fundo... Porém, as especificidades de cada época, de cada espaço e de cada indivíduo desse contexto, bem como as minhas próprias, conferem um caráter transitório a muitos dos elementos analisados. Um exemplo disso é a caracterização da comunidade escolar, cujas peculiaridades mudam a cada ano.

Durante a organização desses dados, a consulta ao Projeto Político Pedagógico da escola foi de extrema importância e, mesmo sendo esse um documento recente, sua releitura, agora sob um novo olhar, motivou novas reflexões e contribuiu no planejamento e na elaboração de atividades criativas para aplicação no Nível V, minha turma.

Desde já, anseio por visitar os registros de minhas colegas estagiárias a fim de me inteirar da realidade de outros espaços escolares. Mesmo não tendo concluído ainda as minhas descrições, estou certa de que serão retratos fiéis do meu amado espaço de trabalho.

Nenhum comentário: