segunda-feira, 12 de abril de 2010

O QUÊ? COMO? PARA QUÊ?



Planejar 9 semanas de aula com tanta antecedência foi, realmente, um excelente exercício mental, mesmo atuando há 8 anos na Educação Infantil, sempre estruturando meu fazer pedagógico por meio de Projetos de Trabalho. Além do cronograma geral de todo o período de estágio, foi preciso antever atividades, recursos, estratégias, saídas de campo e outros tantos elementos imprescindíveis nessa complexa atribuição do cargo de professor.


Compreendo o planejamento educativo no cotidiano escolar como um processo de reflexão, pois este envolve todas as ações e situações do meu trabalho. A elaboração de um roteiro detalhado para promover a efetiva construção do conhecimento deve oportunizar a interação entre os sujeitos envolvidos no processo e com o meio, proporcionando experiências múltiplas e significativas para o grupo de crianças. Um posicionamento crítico do educador diante de seu trabalho docente se faz necessário, conferindo flexibilidade e, portanto, liberdade para repensá-lo, buscando novos significados para sua prática pedagógica.


O planejamento marca a intencionalidade do processo educativo e os registros sistematizados dessa programação podem ser caracterizados um instrumento orientador do trabalho docente.


A forma de documentar esse planejamento é uma questão de organização pessoal, mas o conteúdo que lhe serve de base e a relação com os seus fundamentos precisa ser analisada.


No meu caso, a questão pode ser expressa com questionamentos aparentemente fáceis de responder:


O que é... para que é... e para quem é elaborado o planejamento na Educação Infantil?


Como afirma o professor José Fusari, fundamental “não é decidir se o plano será redigido no formulário X ou Y, mas assumir que a ação pedagógica necessita de um mínimo de preparo”.


Ao analisar meu trabalho, alegro-me ao constatar que minha visão de mundo, de criança, de educação, de processo educativo contribui positivamente na educação escolar de meus alunos e na sua formação pessoal, é claro. Ao selecionar um conteúdo, uma atividade, uma música... quanto de mim permanece eternizado na humanidade? E na forma de encaminhar e conduzir os trabalhos, que legado estarei deixando para o mundo?


Entretanto, lacunas existem, sim, em minha prática profissional e uma delas, confesso,

é a dificuldade de planejar com relativa antecedência, como nos foi solicitado agora, no estágio do curso de Pedagogia a Distância. Certamente, no decorrer desse período de intensas trocas e reflexões, a forma como penso e registro meu planejamento será aprimorada, especialmente no que se refere ao seu caráter reflexivo.


O TEMPO DIRÁ!

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cris,

Muito boa sua postagem. Penso que o planejamento é fundamental para mostrar e organizar nossas possibilidades para atuarmos como professora naquele momento, pensar o que temos e como utilizaremos é fundamental, é estruturas estratégias para garantir um ambiente gostoso e prazerosos para as aprendizagens nossas e de nossos alunos. Pelo que percebi em sua postagem vc está sabendo far isso muito bem, parabéns.