terça-feira, 14 de abril de 2009

ANALISAR E AVALIAR O TRABALHO DOS OUTROS...


... pode ser constrangedor, às vezes, mas devia ser um hábito, já que isso:

- me dá ideias diferentes;

- amplia meus conhecimentos;

- exercita minha tolerância (também não sou perfeita).
Já desconfiava disso, mas a avaliação do Projeto de Aprendizagem sobre cotas nas universidades, proposta pelo Seminário Integrador, me deu esse certeza:
- navegar nos wikis e portfolios alheios requer tempo e disposição, mas pode repercutir positivamente no meu trabalho como professora de educação infantil, na educação dos meus filhos e nas minhas produções acadêmicas, sem que estas últimas se configurem como "cola".


5 comentários:

Marie Jane disse...

Olá Cristina
Tu tens toda razão, é difícil. A avaliação boa constroi uma crítica e ao mesmo tempo permite autocrítica. Sobretudo exercita a tolerância, como observas muito bem. A repercussão deste tipo de trabalho é incomensurável e tu apontas, com propriedade, onde isso pode ter efeitos. É interessante observar que os desdobramentos que tu vês são da ordem do aprender e do conhecer para melhorar, para aperfeiçoar e para ser autora. Gostei muito de conhecer a tua perspectiva, com a qual compartilho.
Um abraço carinhoso,

Patricia Grasel disse...

Oi Cristina,

Ao ler sua postagem sobre "Analisar e avaliar o trabalho dos outros" pude perceber seu reconhecimento de aprendizagem. Parabéns, avaliar não é nada fácil, e muito mais responsabilidade quando é avaliar trabalhos de pessoas do nosso meio.
Gostei de sua postagem e te lanço um desafio, que não precisa ser respondido agora ou depois, minha intenção é te provocar a refletir sobre. Então vamos ao desafio:
Ao avaliarmos trabalhos dos colegas estamos ao mesmo tempo avaliando o nosso? Como faço essa avaliação e como quero que meu trabalho seja avaliado? Será que a questão da avaliação tem pontos em comum para professores e alunos? O que realmente é avaliação? Por que ela existe?
Querida Cristina não precisa responder... minha ideia é provocar uma reflexão do sujeito consigo mesmo.

Um grande abraços e boa semana!

P@ty Grasel

Dóris disse...

Oi, Cristina! Depois da conversa de quarta-feira passada, em nossa segunda aula presencial, sobre as percepções de cada uma quanto ao exercício de análise do PA de outro grupo, descobri muita riqueza nas falas sobre as repercussões deste trabalho e muitas oportunidades de aprendizagem descobertas pelos grupos. Pelo menos, foi isto que identifiquei no grupo de alunas com que conversei. Ao ler teu comentário, redescobri isto e te parabenizo. Como diz Piaget, no livro "Para onde vai a educação", temos um objetivo fundamental que se relaciona ao desenvolvimento da autononomia afetiva, intelectual e moral dos sujeitos. Quando revelas o quanto o trabalho de análise de um PA de outro grupo te provocou a pensar no teu próprio processo de elaboração do PA, estás conquistando esta autonomia autoral, ou seja, este lugar de educanda-educadora que se faz e refaz pela reflexão sobre a própria prática desenvolvida por ti no PEAD. Em outras palavras, tomas a tua história com as tuas próprias mãos e buscas contá-la de modo que ela fique cada vez mais bonita, te assumes como autora de tuás práticas. É disto que a educação precisa.
Forte abraço,
Dóris Fiss

Dóris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geny disse...

Querida aluna Cristiana Luiza Metz Hanauer
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Gostei muito das suas reflexões questionadoras, referente à atividade do Seminário Integrador de analisar e avaliar o trabalho do outro e se auto-avaliar. Penso que é um avanço, essa oportunidade, também acredito que o aprendizado se concretiza, no momento que posso confrontar o que fiz o que pensei com o que o outro fez e pensou. Todas as suas colocações são relevantes. Meus parabéns!
Obrigada por suas postagens, elas são muito importante na sua trajetória acadêmica!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida familiar, profissional e acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS