domingo, 12 de abril de 2009

MOSAICO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

À primeira vista, a proposta de trabalho do segundo enfoque da interdisciplina pareceu-me um desafio enorme, pois o trabalho com crianças de 3 anos requer planejamento e execução de atividades diferenciados, devido aos interesses próprios da idade e tempo de concentração reduzido.

Assim, depois de observar a turma que assumi em 16 de março de 2009, ao retornar da licença-maternidade, passei a refletir sobre a proposta de sensibilizar os alunos acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência.

A composição étnico-racial da turma não é tão variada - a maioria descende de imigrantes alemães - , mas a análise da diversidade cultural existente certamente oportunizará a construção de conceitos que ajudarão na superação dos pré-conceitos que produzem a discriminação.

A partir da narração de uma história com o tema DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL, pretendo elaborar o mosaico étnico-racial em conjunto com meus alunos, utilizando diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias...

Acredito que será um belo trabalho e, em, breve, relatarei os resultados obtidos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi Cris,

Gostei de sua postagem, você consegue relacionar e aplicar os conhecimntos construídos no PEAD, em sua prática docente. Parabéns, a idea é justamente essa... refletir sobre o que ficou das aulas e melhor ainda se através da reflexão descobrirmos metodologias inovadoras.

Quero ver o resultado do trabalho com seus alunos... fiquei curiosa!

Bjok