segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PROJETOS PEDAGÓGICOS


Há vários anos, utilizo com meus alunos os projetos de ensino, de aprendizagem, de estudo, enfim, acredito que o nome não importe tanto quanto a metodologia empregada. Aprendi a perceber os interesses da turma, mesmo quando ainda não conseguem expressá-los com suas próprias palavras. Suas curiosidades, dúvidas, necessidades e conflitos, quando bem explorados e direcionados, promovem uma motivação que, muitas vezes, contagia familiares, professores e colegas de outras turmas.

A busca, a pesquisa, o levantamento de hipóteses e a sua comprovação – ou não – são aspectos que podem ser contemplados num projeto pedagógico em qualquer turma da Educação Infantil, em diferentes níveis, é claro.

Pessoalmente, acredito que esse tipo de abordagem exige muito mais do professor, pois:
- precisa estimular os alunos para caminhar de uma forma mais “livre”, que pode gerar maior movimentação, confundida por muitos como “falta de domínio” da turma;
- deve buscar a pesquisa para aprofundar os próprios conhecimentos sobre os assuntos inusitados que, geralmente, são abordados no estudo;
- necessita do apoio dos diversos segmentos da família e da escola – direção, coordenação... – para qualificar e dar credibilidade ao seu projeto;
- incentiva a vivência de valores e posturas aos quais os alunos, muitas vezes, não estão habituados, mas que, a médio ou longo prazo, fazem a diferença!

Os trabalhos em grupo desenvolvidos no Pead, assim como aqueles utilizados em nossas salas de aula, são igualmente desafiadores para nós, alunos-professores, por exigirem posturas a que não estamos habituados, como respeitar a opinião e o tempo do outro, valorizar a produção alheia, aceitar diferentes pontos de vista, mesmo que sejam opostos aos nossos. Às vezes, temos que controlar a ansiedade, o egoísmo, o perfeccionismo e aprender, na idade adulta, o que nossos alunos têm a oportunidade de vivenciar na infância, construindo com solidez , mas de forma lúdica e prazerosa, os importantes conteúdos curriculares selecionados em conjunto pela turma toda.

Nenhum comentário: