A equipe de professores convida-nos a refletir sobre questões de ordem administrativa, financeira e pedagógica que tornam concreto o exercício da autonomia escolar. Os textos indicados na atividade 1, abordam duas dimensões da gestão democrática da educação:
- a primeira diz respeito ao espaço/tempo em que emergiu o princípio de gestão democrática do ensino público na legislação brasileira e como este processo vem sendo incorporado à organização escolar;
- a segunda refere-se à discussão conceitual dos princípios que regem a gestão democrática da educação, abordando o seu contexto histórico e sociopolítico e os conceitos básicos que a norteiam na atualidade, dando base às políticas de organização da gestão dos sistemas de ensino e, principalmente, à gestão da escola pública.
Leituras propostas:
Texto: A Gestão Democrática como Modelo Institucionalizado de Administração da Educação
Texto: O Estado moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática
Quadro: Construção da Gestão Democrática do Ensino Público – contexto histórico
O preenchimento do quadro "Indicadores de Gestão Escolar" (disponível em: https://www.ead.ufrgs.br/rooda/webfolio/abrirArquivo.php/Usuarios/22709/Disciplinas/7012/cristina_gdconceitosproblematizacoes.doc) possibilitou importantes reflexões sobre algumas posturas e/ou situações presentes - ou não -nas nossas escolas.
"A participação política da comunidade escolar e local na gestão da educação deve ser valorizada por todos nós como fruto de um processo de lutas e disputas e exige o compartilhamento das decisões sobre um modelo de educação que permita a emancipação social dos sujeitos tendo como base a democracia participativa.
E isto não é uma tarefa fácil, pois fomos e, por vezes, ainda somos alvo de uma educação autoritária e patrimonialista, tanto no âmbito familiar, quanto no escolar e social, visando a manutenção deste um triste quadro econômico que privilegia a poucos e prejudica a muitos cidadãos brasileiros."
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