sábado, 2 de outubro de 2010

As muitas novidades do 1º semestre...

As primeiras aulas do curso, uma espécie de intensivo com as 17 alunas que ingressaram no Pead num segundo vestibular realizado em abril de 2007, se não me falha a memória, trazem à minha mente a clara imagem de um grupo de professores e alunos muito entusiasmados com o futuro. Os assuntos principais – socialização de dados pessoais e profissionais, criação de e-mail, pbwiki e blog, acesso e utilização do ROODA, recomendações sobre a necessidade de empenho nos estudos... – dividiram espaço com brincadeiras e diálogos informais que criaram diferentes vínculos entre o novo grupo que se formava.

As dificuldades que encontrei em compreender os recursos tecnológicos iniciais foram, aos poucos, superadas com o auxílio das colegas ao lado e, através da utilização quase diária do meu primeiro computador adquirido especialmente para os estudos, percebi que as novas tecnologias em questão deixariam de ser um problema para mim em pouquíssimo tempo. A criação de uma planilha com a organização do nosso tempo, a realização de uma pesquisa sobre um educador brasileiro organizada em forma de PowerPoint, a inserção de páginas no pbwiki com diferentes textos descritivos, a visitação aos wikis de colegas e o registro de comentários sobre seu conteúdo, a criação de textos coletivos nos ambientes virtuais, a participação em fóruns (debates), a organização de linhas de tempo, a realização de inventário de aprendizagens e prova escrita foram as principais atividades desenvolvidas nessa primeira etapa do curso. Atividades estas que provocaram minha entrada num mundo ao qual eu resistia até então: o da Informática, onde eu apenas digitava bilhetes e relatórios de avaliação dos meus alunos da Educação Infantil. Depois dessa avalanche de novas possibilidades, descortinadas pela entrada no mundo acadêmico, a aluna, professora, filha, mãe e esposa nunca mais seriam as mesmas...
Assim, considero que meu maior aprendizado nesse semestre foi com relação às tecnologias utilizadas, pois elas possibilitaram construções cada vez mais consistentes
e reflexões pertinentes sobre o meu fazer pedagógico e, principalmente, sobre a minha responsabilidade pelo meu aperfeiçoamento pessoal e profissional com vistas à construção de um mundo melhor para todos!

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cris querida,

Boa sua postagem, adorei saber como foi os desafios do semestre. Vc conseguiu compartillhar de maneira bem clara, deixando a leitura agradável. Parabéns