
À primeira vista, a proposta de trabalho do segundo enfoque da interdisciplina pareceu-me um desafio enorme, pois o trabalho com crianças de 3 anos requer planejamento e execução de atividades diferenciados, devido aos interesses próprios da idade e tempo de concentração reduzido.
Assim, depois de observar a turma que assumi em 16 de março de 2009, ao retornar da licença-maternidade, passei a refletir sobre a proposta de sensibilizar os alunos acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência.
A composição étnico-racial da turma não é tão variada - a maioria descende de imigrantes alemães - , mas a análise da diversidade cultural existente certamente oportunizará a construção de conceitos que ajudarão na superação dos pré-conceitos que produzem a discriminação.
A partir da narração de uma história com o tema DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL, pretendo elaborar o mosaico étnico-racial em conjunto com meus alunos, utilizando diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias...
Acredito que será um belo trabalho e, em, breve, relatarei os resultados obtidos.
Assim, depois de observar a turma que assumi em 16 de março de 2009, ao retornar da licença-maternidade, passei a refletir sobre a proposta de sensibilizar os alunos acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência.
A composição étnico-racial da turma não é tão variada - a maioria descende de imigrantes alemães - , mas a análise da diversidade cultural existente certamente oportunizará a construção de conceitos que ajudarão na superação dos pré-conceitos que produzem a discriminação.
A partir da narração de uma história com o tema DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL, pretendo elaborar o mosaico étnico-racial em conjunto com meus alunos, utilizando diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias...
Acredito que será um belo trabalho e, em, breve, relatarei os resultados obtidos.
Um comentário:
Oi Cris,
Gostei de sua postagem, você consegue relacionar e aplicar os conhecimntos construídos no PEAD, em sua prática docente. Parabéns, a idea é justamente essa... refletir sobre o que ficou das aulas e melhor ainda se através da reflexão descobrirmos metodologias inovadoras.
Quero ver o resultado do trabalho com seus alunos... fiquei curiosa!
Bjok
Postar um comentário